A primeira turma do ensino médio profissionalizante em técnico de enfermagem do Incra/RN cola grau nesta quinta-feira (27). A solenidade de formatura ocorrerá às 19h no Centro de Formação Patativa do Assaré, em Ceará-Mirim, no Território da Cidadania do Mato Grande. O curso foi realizado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Incra, por meio do Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária (Pronera).
O curso iniciou em 2006 e, durante o período de aprendizagem, os alunos tiveram mais de 2.500 horas/aulas, sendo 1.000 em sala de aulas e 1.500 de aulas práticas e estágio supervisionado. A metodologia teórica foi aplicada no Centro de Formação e o estágio foi realizado em hospitais, unidades básicas de atendimentos, unidades de pronto-socorro, de terapia intensiva e maternidades da região do Mato Grande e de Natal. Os alunos também assistiram aulas nos laboratórios e anatômicos da UFRN e também no Hospital Universitário Onofre Lopes.
De acordo com o técnico de enfermagem Antônio Francisco Fernandes, um dos alunos mais empolgados com a colação de grau, grande parte dos colegas começaram a atuar nos assentamentos rurais, em clínicas particulares e em domicílios. “Eles desenvolvem atividades como agentes de saúde nas suas comunidades, associando o aprendizado da sala de aula e dos estágios ao exercício profissional de técnico de enfermagem nos assentamentos rurais. Também já fazem atendimentos nas casas dos pacientes”, disse Antônio Francisco. Ele ainda destacou a aprovação de alguns estudantes em concursos públicos, realizados pelos municípios da região do Mato Grande.
Para o superintendente do Incra no Rio Grande do Norte, Paulo Sidney Gomes, o curso técnico de enfermagem é um dos mais importantes realizados pelo Pronera no estado. “Temos relatos de verdadeiras mudanças de hábitos e melhoria da saúde das famílias assentadas. Exemplos de controle de doenças simples como a verminose, chegando à identificação e tratamento de hipertensão. São ações que hoje fazem parte do dia-a-dia dos assentamentos. Isso já é fruto da presença do técnico de enfermagem”, relatou Paulo Sidney.
A professora enfermeira Cleide Oliveira Gomes, paraninfa da turma, ressaltou o desafio de desenvolver um curso da área de saúde direcionado exclusivamente para estudantes de comunidades rurais. “Como professora e enfermeira, reconheço nesse projeto a importância da presença de profissional de saúde no campo. Para mim, essa primeira experiência foi excelente”, opinou.
Pronera
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. Atua ainda como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor e apoiar projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.
Os jovens e adultos de assentamentos participam de cursos de educação básica (alfabetização, ensino fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e diferentes cursos superiores e de especialização. O Pronera capacita educadores, para atuar nas escolas dos assentamentos, e coordenadores locais, que agem como multiplicadores e organizadores de atividades educativas comunitárias.
No Rio Grande do Norte, por meio do Pronera, foram investidos, nestes últimos dez anos, mais de R$ 6 milhões para atender cerca de 2.700 jovens e adultos trabalhadores rurais assentados no estado.
O curso iniciou em 2006 e, durante o período de aprendizagem, os alunos tiveram mais de 2.500 horas/aulas, sendo 1.000 em sala de aulas e 1.500 de aulas práticas e estágio supervisionado. A metodologia teórica foi aplicada no Centro de Formação e o estágio foi realizado em hospitais, unidades básicas de atendimentos, unidades de pronto-socorro, de terapia intensiva e maternidades da região do Mato Grande e de Natal. Os alunos também assistiram aulas nos laboratórios e anatômicos da UFRN e também no Hospital Universitário Onofre Lopes.
De acordo com o técnico de enfermagem Antônio Francisco Fernandes, um dos alunos mais empolgados com a colação de grau, grande parte dos colegas começaram a atuar nos assentamentos rurais, em clínicas particulares e em domicílios. “Eles desenvolvem atividades como agentes de saúde nas suas comunidades, associando o aprendizado da sala de aula e dos estágios ao exercício profissional de técnico de enfermagem nos assentamentos rurais. Também já fazem atendimentos nas casas dos pacientes”, disse Antônio Francisco. Ele ainda destacou a aprovação de alguns estudantes em concursos públicos, realizados pelos municípios da região do Mato Grande.
Para o superintendente do Incra no Rio Grande do Norte, Paulo Sidney Gomes, o curso técnico de enfermagem é um dos mais importantes realizados pelo Pronera no estado. “Temos relatos de verdadeiras mudanças de hábitos e melhoria da saúde das famílias assentadas. Exemplos de controle de doenças simples como a verminose, chegando à identificação e tratamento de hipertensão. São ações que hoje fazem parte do dia-a-dia dos assentamentos. Isso já é fruto da presença do técnico de enfermagem”, relatou Paulo Sidney.
A professora enfermeira Cleide Oliveira Gomes, paraninfa da turma, ressaltou o desafio de desenvolver um curso da área de saúde direcionado exclusivamente para estudantes de comunidades rurais. “Como professora e enfermeira, reconheço nesse projeto a importância da presença de profissional de saúde no campo. Para mim, essa primeira experiência foi excelente”, opinou.
Pronera
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. Atua ainda como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor e apoiar projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.
Os jovens e adultos de assentamentos participam de cursos de educação básica (alfabetização, ensino fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e diferentes cursos superiores e de especialização. O Pronera capacita educadores, para atuar nas escolas dos assentamentos, e coordenadores locais, que agem como multiplicadores e organizadores de atividades educativas comunitárias.
No Rio Grande do Norte, por meio do Pronera, foram investidos, nestes últimos dez anos, mais de R$ 6 milhões para atender cerca de 2.700 jovens e adultos trabalhadores rurais assentados no estado.
0 Comentários
Estamos aguardando seu comentário