“É uma revolução silenciosa que estamos presenciando no campo”. A constatação da ex-governadora, Wilma de Faria, foi durante a festa do Dia da Agricultura Familiar, em Pau dos Ferros . O encontro reuniu agricultores e lideranças rurais, além de políticos, de 30 municípios do Alto Oeste na praça de eventos do município pólo da região. Centenas de participantes ouviram palestras sobre crédito e alguns até assinaram contratos com o Banco do Nordeste. Eles também puderam assistir apresentações culturais que vieram de diferentes municípios.
Muitos produtores montaram estandes em parceria com as prefeituras e EMATER e expuseram o resultado do trabalho no campo com o financiamento de projetos do Programa de Desenvolvimento Solidário que transfere recursos para associações comunitárias. São casas de farinha, engenhos de rapadura, unidades de processamento de mel, frutas, leite e tantos outros. Um dos projetos que Wilma de Faria conheceu, apresentando pelo prefeito de Pilões, Dr. Chagas, emprega jovens do município que estão fazendo cosméticos com produtos da caatinga.
A pré-candidata ao senado não fez uso da palavra durante a solenidade, mas se sentiu honrada pelo convite. “Como governadora fiz muito pelo homem do campo. Levamos luz para todos, cisternas, equipamentos, crédito e tantos outros benefícios que se refletem no que estamos presenciando nesta feira”. A ex-governadora lembrou ainda do programa Compra Direta que elimina o atravessador e abastece programas sociais e a merenda escolar, entre outros, com o excedente da produção dos agricultores.
0 Comentários
Estamos aguardando seu comentário