Empresa chinesa cria megaƓnibus que anda sobre os carros






Lendo  o Jornal o Globo na manhĆ£ de hoje, encontrei essa matĆ©ria de cunho tecnológico, ambiental e ecológico.  LĆ­ e  achei interessante, resolvi presentea-los  com a informação:Um megaĆ“nibus que anda por cima dos carros Ć© a sugestĆ£o chinesa para aliviar os engarrafamentos que atormentam a maioria das metrópoles do planeta. Sob o argumento de que Ć“nibus normais só pioram a situação e o metrĆ“ Ć© caro e demorado para ser construĆ­do, a Shenzhen Hashi desenvolveu o "Ɣnibus RĆ”pido 3D", que lembra um trem elevado correndo por sobre os bordos da pista.

O Ɠnibus 3D tem entre quatro e 4,5 metros de altura e dois andares: no de cima ficam os passageiros enquanto veƭculos de atƩ dois metros passam por baixo. Ele usa energia elƩtrica ou solar, chega a 60km/h e pode transportar atƩ 1.400 passageiros. A empresa calcula que o meio de transporte possa reduzir engarrafamentos em 20 a 30%.

Segundo Song Youzhou, presidente da Shenzhen Hashi, a adaptação de 40 km de vias para o veículo leva um ano, enquanto a mesma distância de metrÓ consome três vezes mais tempo. Construir o Ónibus e 40 km de vias para ele sai por 500 milhões de yuans (cerca de US$ 74 milhões), ou 10% do custo de um metrÓ.

Para implantar o projeto é preciso remodelar as vias públicas e construir estações de embarque e desembarque. Nas ruas, pode-se construir trilhos nas bordas das pistas, o que economiza 30% de energia, ou pintar linhas brancas que são seguidas pelo piloto automÔtico do Ónibus.

Os Ónibus são condutores elétricos e dois trilhos no alto deles correm para permitir que a energia seja recarregada enquanto ele anda. A energia do Ónibus é recarregada a cada parada, enquanto ele pega passageiros.

Segundo Youzhou, esse sistema é capaz de economizar até 860 toneladas de combustível por ano, reduzindo 2.640 toneladas de emissões de carbono no mesmo período. Além disso, eles não precisam de estacionamento, pois podem ficar parados no ponto final sem atrapalhar o trânsito.

O novo megaÓnibus foi apresentado pela primeira vez durante a 13ª Exposição Internacional de Alta-Tecnologia de Pequim, em maio. O modelo serÔ colocado em uso no distrito de Mentougou, em Pequim. JÔ estão projetados 186 km de vias adaptadas, que começarão a ser construídas no final do ano.

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