Lendo o Jornal o Globo na manhĆ£ de hoje, encontrei essa matĆ©ria de cunho tecnolĆ³gico, ambiental e ecolĆ³gico. LĆ e achei interessante, resolvi presentea-los com a informaĆ§Ć£o:Um megaĆ“nibus que anda por cima dos carros Ć© a sugestĆ£o chinesa para aliviar os engarrafamentos que atormentam a maioria das metrĆ³poles do planeta. Sob o argumento de que Ć“nibus normais sĆ³ pioram a situaĆ§Ć£o e o metrĆ“ Ć© caro e demorado para ser construĆdo, a Shenzhen Hashi desenvolveu o "Ćnibus RĆ”pido 3D", que lembra um trem elevado correndo por sobre os bordos da pista.
O Ć“nibus 3D tem entre quatro e 4,5 metros de altura e dois andares: no de cima ficam os passageiros enquanto veĆculos de atĆ© dois metros passam por baixo. Ele usa energia elĆ©trica ou solar, chega a 60km/h e pode transportar atĆ© 1.400 passageiros. A empresa calcula que o meio de transporte possa reduzir engarrafamentos em 20 a 30%.
Segundo Song Youzhou, presidente da Shenzhen Hashi, a adaptaĆ§Ć£o de 40 km de vias para o veĆculo leva um ano, enquanto a mesma distĆ¢ncia de metrĆ“ consome trĆŖs vezes mais tempo. Construir o Ć“nibus e 40 km de vias para ele sai por 500 milhƵes de yuans (cerca de US$ 74 milhƵes), ou 10% do custo de um metrĆ“.
Para implantar o projeto Ć© preciso remodelar as vias pĆŗblicas e construir estaƧƵes de embarque e desembarque. Nas ruas, pode-se construir trilhos nas bordas das pistas, o que economiza 30% de energia, ou pintar linhas brancas que sĆ£o seguidas pelo piloto automĆ”tico do Ć“nibus.
Os Ć“nibus sĆ£o condutores elĆ©tricos e dois trilhos no alto deles correm para permitir que a energia seja recarregada enquanto ele anda. A energia do Ć“nibus Ć© recarregada a cada parada, enquanto ele pega passageiros.
Segundo Youzhou, esse sistema Ć© capaz de economizar atĆ© 860 toneladas de combustĆvel por ano, reduzindo 2.640 toneladas de emissƵes de carbono no mesmo perĆodo. AlĆ©m disso, eles nĆ£o precisam de estacionamento, pois podem ficar parados no ponto final sem atrapalhar o trĆ¢nsito.
0 ComentƔrios
Estamos aguardando seu comentƔrio