O Projeto Fazendo Escola já beneficia 3,3 Milhões de Jovem e Adultos



Os jovens e adultos que não tiveram acesso ou não puderam continuar os estudos em idade escolar apropriada (dos 7 aos 14 anos) contam com as iniciativas do Programa Fazendo Escola. Mantido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), em parceria com os governos estaduais e municipais. O Fazendo Escola beneficia 3,3 milhões de alunos em todo o Brasil.
Os recursos repassados pelo FNDE são usados na compra de livro didático para alunos adultos que estão completando o ensino fundamental, contratação temporária de professores, formação de docentes e compra de alimentos.
Certificado
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) oferece a jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade escolar apropriada a oportunidade de certificação através do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e adultos (Encceja).
A avaliação mede as competências e habilidades de jovens e adultos, residentes no Brasil e no exterior. O participante se submete a uma prova e, se alcançar a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.
São quatro provas para o ensino fundamental e quatro para o médio, uma para cada área do conhecimento. Os exames são organizados a partir das competências e habilidades que estruturam a educação básica no Brasil: domínio de linguagens; compreensão de fenômenos; enfrentamento e resolução de situações-problema; capacidade de argumentação e elaboração de propostas.
A prova de língua portuguesa tem questões de múltipla escolha e uma redação, ambas valendo 50 pontos. Nas demais áreas são cobradas questões de múltipla escolha, valendo 100 pontos.Caso seja reprovado em alguma área, o participante não precisará repetir todas as provas no ano seguinte. Fará apenas aquela em que não conseguiu a aprovação.
Para obter a certificação, o participante deve obter pelo menos o nível 100, em uma escala de proficiência que vai de 60 ao 180. O nível 100 significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter o certificado.

Postar um comentário

0 Comentários