Controle remoto está com os dias contados

.



Um protótipo desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) possibilita controlar comandos de uma TV apenas com gestos. Trata-se do controle remoto sensorial que foi desenvolvido por alunos dos cursos de engenharia de computação e engenharia elétrica da Poli.
O novo sistema nasceu de um projeto de final de ano que uniu os estudantes Maurício Carneiro, Eduardo Almeida, Danilo Shibata e Luís Felipe Ferreira.
O “controle sensorial” foi desenvolvido a partir da utilização do Kinect, dispositivo da Microsoft para o seu video game XBox 360, que permite ao jogador interagir com o aparelho sem usar um controle manual.
Ações como ligar e desligar a TV e mudar o volume foram feitos por meio de gestos. “Nosso protótipo funciona com um computador, que contém o software da Microsoft e uma placa Arduino que capta e identifica os sinais da TV. Os gestos são gravados e armazenados num software”, descreve Maurício Carneiro.
Os sinais gravados funcionarão então a partir de gestos que permitirão que o controle emita o sinal de comando para a televisão. Carneiro explica que o controle pode ser posicionado em frente, acima ou ao lado do aparelho de TV.
Comandos
Até o momento, os estudantes conseguem operar o protótipo com comandos como avançar e retornar canais, controle de volume e ligar e desligar a TV, todos apenas com gestos. “A ideia é prosseguir com as pesquisas e aperfeiçoarmos ainda mais o projeto”, diz Carneiro.
Segundo ele, é perfeitamente possível aumentar a quantidade de gestos para melhor controlar o sistema, bem como adaptar futuramente até mesmo comandos de voz.
O professor informa que a tecnologia não é inédita, mas destaca a inovação na proposta. “A novidade está na integração entre os componentes do sistema de controle remoto e o Kinect. Sei que existem projetos similares para controles de outros dispositivos e acho possível que existam projetos bastante próximos desse”, avalia.


(da Agência USP)

Postar um comentário

0 Comentários