Produtos eletrônicos são os que geram mais atendimentos nos Procons
Problemas com garantia de produtos eletrônicos, como aparelhos de
telefone celular, lideram o ranking dos cinco produtos que mais geram
atendimento nos Procons de todo país. De acordo com o relatório
divulgado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da
Secretaria de Direito Econômico (SDE), querelas com garantia respondem
por 26,05% de todos os atendimentos para área de produtos. Os dados do
primeiro barômetro de produtos foram registrados pelo Sistema Nacional
de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que integra Procons de
23 estados e o Distrito Federal, entre 1º de outubro de 2010 e 30 de
setembro de 2011.
Completa o ranking o serviço de entregas, com 23,32% das queixas,
produtos com danos ou defeitos (22,56%), problemas com contrato (6,15%) e
cancelamento da compra, com 6,04% das reclamações. Entre os tipos de
produtos registrados estão celulares, 18,05%, seguidos por móveis
(12,88%), eletrodomésticos da linha branca (11,20%), microcomputadores/
produtos de informática (10,12%) e televisão/ aparelhos de DVD/ vídeo
cassete/ filmadoras (7,04%).
O relatório também mostra o ranking de empresas que receberam maior
número de reclamações. Só contra B2W, empresa de comércio eletrônico,
responsável pela Americanas.com e Submarino.com, foi registrada quase 20
mil reclamações, que corresponde a 4,72% das queixas. Em seguida a
Ricardo Eletro aparece com 3,64% dos atendimentos. Depois vem Ponto Frio
(3,63%), LG (3,54%) e Samsung (2,69%).
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