SAIU NO BLOG DE ROSINEIDE NASCIMENTO


 ...
"Município de Água Nova alcançou o primeiro lugar em saúde pública do RN" Alguém me explica? 

Trabalhei por muito tempo como agente de saúde de Água Nova  .O que quero dizer, é que conheço a realidade da saúde publica em Água Nova. Destaco sim, o trabalhos dos meus colegas agentes de saúde que acompanham cotidianamente as famílias, os Agente de Endemias, que apesar de ganhar uma miséria do município, são verdadeiros heróis no combate a dengue e outras endemias e ainda dos demais trabalhadores da saúde, que cumprem o seu papel. No entanto, para um município chegar  a esse patamar compreende-se que tenha implementado a um certo tempo políticas públicas consistentes de PREVENÇÃO. E aí está o meu questionamento quanto aos critérios estabelecidos por esta entidade responsável por esta pesquisa.

Por que minhas dúvidas? Ora, não se pode compreender ou transformar a situação de saúde de um indivíduo ou de uma coletividade sem levar em conta que ela é produzida nas relações com o meio físico, social e cultural.

 Nas questões físico e social; o município de Água Nova  NÃO tem um sistema de saneamento básico,  os esgotos da cidade correm a céu aberto deságuam em riachos ou na única barragem pública do município; NÃO tem um açougue público, NÃO tem destino adequado para o lixo, que segue para lixão a céu aberto, os problemas de saúde de média e alta complexidade que passam por uma central de marcação de consultas deixa e muito a desejar, já vi e ouvi casos de exames importantes  que deveriam ser  realizados com urgência, e não são atendidos;os casos de infecções na garganta,no ouvido,  intestino(as diarreias) e gripe são muitos frequentes e estas infecções estão ligadas à  ausência de  saneamento básico que compreende entre outras coisas: sistema de esgotos com tratamento, coleta de lixo com destino adequado, água tratada entre outros.

Na questão cultural; A população de Água Nova, não tem acesso a cultura,não existe por parte do município nenhuma política publica para este fim. A juventude( particularmente) não tem opções nesta área, e aí o que lhes resta: os barzinhos, que são muitos e com isso o uso precoce de bebidas alcoólicas, levando o município a um alto índice de mortalidade por alcoolismo.

A realidade da saúde pública na qual esta inserida a maioria das pessoas que reside no município de Água Nova é bem diferente do resultado desta pesquisa. Daí minha pergunta: Alguém explica???
blogderosineidenascimento.blogspot.com

Postar um comentário

1 Comentários

  1. também me fiz a pergunta alguém explica? só não concordo com a postagem, quando diz que os agentes de saúde fazem trabalho de acompanhamento das famílias cotidianamente, pelo que sei e como morador desta cidade, há muitos anos não vejo um agente de saúde na minha rua, já ouvi muitos moradores reclamar, é lamentável, mas o trabalho dos agentes de saúde deixa muito a desejar, os agentes de endemias sim, são atuantes, mas agentes de saúde, alguns são até apelidados de agentes secretos, já que se passam na rua é disfarçado, pois ninguém vê...

    ResponderExcluir

Estamos aguardando seu comentário