Natal sedia etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica durante este final de semana


Começou na manhã deste sábado (23) a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2014, no prédio da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento ocorre das 8h às 18h e continua no domingo (24), também no mesmo horário.
Aquiles Burlamaqui contou que o interesse pela robótica tem crescido a cada ano no estado. (foto: Alberto Leandro)
De acordo com o coordenador local da OBR, Aquiles Burlamaqui, mais de 100 equipes disputam o título estadual. As equipes são formadas por estudantes e professores de escolas públicas e privadas do estado. Ele explicou que a competição vai ser feita com um robô bombeiro, construído e programado para vencer obstáculos e salvar vítimas, como se fosse um resgate em um prédio em destruição.
Burlamaqui contou que o interesse pela robótica tem crescido a cada ano no estado. Prova disso é que em 2013 o evento concentrou 60 equipes e este ano o estado é o quarto maior, em número de participantes da prova prática no país. “Quando uma criança vê um robô, pensa que é um brinquedo, é uma coisa lúdica. Também é uma forma de unir assuntos que ela estuda na escola como matemática, raciocínio lógico e até linguística”, detalhou.
Além da competição, o evento inclui a realização da I Mostra de Robótica dos projetos de pesquisa do Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da ECT-UFRN. A mostra conta com demonstrações de robôs ecológicos, robôs que repetem movimentos humanos, ambientes imersivos de realidade virtual, entre outras atrações. Nacional
A OBR abrange duas modalidades competitivas: prática e teórica. Na etapa que está ocorrendo em Natal, as equipes disputam o título estadual na modalidade prática. Os vencedores representarão o estado na final nacional, que acontece em São Carlos (SP) no mês de outubro.

Por Sílvia Ribeiro Dantas

Postar um comentário

0 Comentários