Facebook anuncia novas regras de privacidade e anĂșncios


A partir do dia 30 deste mĂȘs, o Facebook, considerada uma das maiores redes sociais do mundo, vai passar a adotar novas regras relacionadas Ă  privacidade dos usuĂĄrios e Ă  oferta de anĂșncios publicitĂĄrios.
A empresa poderå obter mais informaçÔes sobre quem a acessa, a partir de dados coletados por produtos que também são do Facebook, como Instagram e WhatsApp. Até mesmo o nível de bateria do celular e a força do sinal da operadora utilizada serão conhecidos pelo Facebook.

Na pĂĄgina criada  para explicar as novas regras, o Facebook aponta que as mudanças objetivam melhorar a experiĂȘncia dos usuĂĄrios com a rede e garantir maior controle por parte deles. Assim, quem visualizar um anĂșncio poderĂĄ saber os porquĂȘs da publicidade ter aparecido na sua pĂĄgina clicando na lateral da prĂłpria imagem.
O internauta também poderå se negar a receber informaçÔes de determinados anunciantes, ação que valerå tanto para o dispositivo que estå usando naquele momento quando para os demais, como celulares, tablets e computadores.

A mudança tornarĂĄ a oferta de produtos e serviços mais personalizada. A principal ferramenta para isso estĂĄ relacionada Ă  geolocalização. Os check-ins feitos pelos usuĂĄrios quando estĂŁo em ruas, estabelecimentos comerciais e outros locais poderĂŁo ser usados para o Facebook mostrar informaçÔes de estabelecimentos e amigos prĂłximos. AlĂ©m disso, a empresa estĂĄ testando a opção “Comprar”, para que produtos sejam adquiridos na prĂłpria rede.

O Facebook tem acesso a cerca de 70 informaçÔes sobre os usuĂĄrios, tais como cidade natal, pĂĄginas visitadas, visĂ”es religiosas e polĂ­ticas, atividades recentes, metadados de fotos (hora e local em que foi feita, por exemplo), configuraçÔes faciais, nĂșmero de telefone, endereço de IP, nĂșmero de cartĂŁo de crĂ©dito, idade, o que se olha na linha do tempo de outras pessoas, as mensagens trocadas, pĂĄginas que visita, etc.

A partir disso, a empresa elabora o perfil da pessoa e pode oferecer a ela produtos, serviços e recursos que podem interessĂĄ-la. Por outro lado, ela vende esse pacote de dados para clientes e parceiros. Segundo o Facebook, a operação protege a identidade pessoal, pois “somente fornecemos dados aos nossos anunciantes parceiros e clientes depois de removermos seu nome ou outras informaçÔes de identificação pessoal ou depois de combinĂĄ-las com dados de outras pessoas de maneira que nĂŁo mais identifiquem vocĂȘ pessoalmente”.

Mesmo que as regras sejam desconhecidas por parte das pessoas que usam a rede, basta utilizĂĄ-la para gerar informaçÔes. A Declaração de Direitos e Privacidade do Facebook, disponĂ­vel no site, diz que “quando vocĂȘ publica conteĂșdos ou informaçÔes usando a opção PĂșblico, vocĂȘ estĂĄ permitindo que todos, incluindo pessoas fora do Facebook, acessem e usem essas informaçÔes e as associem a vocĂȘ”. Se desejar restringir o acesso aos dados, o usuĂĄrio deve alterar quem pode ver as suas açÔes na rede ou desativar todos os aplicativos da plataforma em suas ConfiguraçÔes de Privacidade.

Com o Marco Civil da Internet, contudo, o uso desses dados passou a ser regrado. O marco garante a privacidade dos usuårios da internet, ao estabelecer que informaçÔes pessoais e registros de acesso só poderão ser vendidos se o usuårio autorizar expressamente a operação comercial.

“Em qualquer operação de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros, de dados pessoais ou de comunicaçÔes por provedores de conexĂŁo e de aplicaçÔes de internet em que pelo menos um desses atos ocorra em territĂłrio nacional, deverĂŁo ser obrigatoriamente respeitados a legislação brasileira e os direitos Ă  privacidade, Ă  proteção dos dados pessoais e ao sigilo das comunicaçÔes privadas e dos registros”, diz a lei que ficou conhecida como a Constituição da Internet.

Para quem nĂŁo imagina mais o cotidiano sem as redes sociais, a dica Ă© conhecer as regras, optar por alterar suas configuraçÔes de privacidade e evitar se expor em excesso. É o que diz o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que criou uma pĂĄgina com dicas de segurança. Cuidados com as senhas, uso de criptografia, limpeza do histĂłrico do navegador e atenção na hora de liberar acesso aos dados por aplicativos sĂŁo algumas das açÔes que podem ser feitas por um usuĂĄrio qualquer, mesmo sem conhecimentos aprofundados sobre a rede mundial de computadores.
 
AgĂȘncia Brasil e nominuto.com

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