No maior colégio eleitoral do país, São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lidera a corrida para a Presidência da República com 43% das intenções de voto, polarizando com o presidente Jair Bolsonaro (PL) , que marca 30%.
A diferença observada pelo Instituto DataFolha em São Paulo, é similar àquela que distancia Lula de Bolsonaro no resto do país. No Brasil, Lula reúne 47% das intenções de voto contra 28% de Bolsonaro, segundo o mesmo DataFolha.
A disputa entre os paulistas é observada com atenção, pois costuma ter grande impacto na disputa nacional. São Paulo conta com 21,7% do eleitorado nacional de 152,3 milhões (ou 33,1 milhões de eleitores). Apesar disso, avalia-se que o apadrinhamento de Lula deve favorecer Haddad mais que Bolsonaro favoreceria Tarcísio, que evita mencioná-lo em campanha. O apoio de Bolsonaro afasta 64% do eleitorado, que não votam no escolhido pelo presidente de jeito nenhum.
Entre os candidatos com menos pontuação, apenas Simone Tebet (MDB) teria vantagem em São Paulo, comparada com o resto do país, desconsiderando a margem de erro. Ciro Gomes (PDT) está em terceiro lugar no estado de São Paulo, com os mesmos 8% que ele pontua no cenário nacional. Simone, que marcou 1% na pesquisa nacional, vai a 3% em São Paulo.
Depois desse segundo pelotão, entram André Janones (Avante) com 2%, Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros) e Felipe d’Avila (Novo) com 1% cada. Quem não pontua no estado são Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos).
0 Comentários
Estamos aguardando seu comentário