A mais recente pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17), mostra uma tendência de crescimento no apoio à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição em 2026. Segundo o levantamento, 38% dos eleitores acreditam que Lula deve tentar um novo mandato — um avanço de seis pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado entre 29 de maio e 1º de junho, quando o índice era de 32%. As informações são do g1.
Ao mesmo tempo, a rejeição à candidatura caiu de 66% para 58%. A parcela que não soube ou preferiu não responder oscilou de 2% para 4%.
Veja os números completos:
- Sim, Lula deve se candidatar: 38% (eram 32% em junho)
- Não, não deve se candidatar: 58% (eram 66%)
- Não sabe / Não respondeu: 4% (eram 2%)
De acordo com os dados por posicionamento ideológico, o apoio à reeleição de Lula subiu principalmente entre os eleitores que se identificam como de esquerda e centro, onde o presidente tem sua base mais sólida. Entre eleitores de direita que não se dizem bolsonaristas, também houve leve oscilação positiva, dentro da margem de erro.
Apoio à candidatura de Bolsonaro segue abaixo - O levantamento ainda abordou a percepção do eleitorado sobre a possível candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível e prestes a ser condenado por tentativa de golpe de Estado. A maioria dos entrevistados (62%) acredita que ele deveria abrir mão da candidatura e apoiar outro nome — uma leve queda em relação aos 65% registrados em junho.
Já 28% defendem que Bolsonaro mantenha sua candidatura, mesmo inelegível, número que representa uma oscilação de dois pontos para cima. Os que não souberam ou não responderam somam 10% (eram 9%).
Veja os números:
- Deveria abrir mão e apoiar outro candidato: 62% (eram 65%)
- Deveria manter a candidatura, mesmo inelegível: 28% (eram 26%)
- Não sabe / Não respondeu: 10% (eram 9%)
Outro dado relevante da pesquisa é a percepção de medo em relação ao futuro político do país. Os entrevistados foram questionados sobre o que temem mais: a continuidade de Lula na Presidência ou o retorno de Bolsonaro ao poder. Houve um empate técnico entre as duas opções:
Fonte 247, Folha e Jornal a Tromba
0 Comentários
Estamos aguardando seu comentário