Programa promete inserir 800 mil jovens no mercado de trabalho
A partir de hoje Pernambuco será o sexto estado brasileiro a promover Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional. É o programa Aprendiz Legal, que o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Recife lança esta tarde, numa solenidade no auditório do Banco Central do Brasil, no bairro de Santo Amaro, no Recife.
O projeto foi criado para promover a inserção de milhares de brasileiros entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho. A meta é inserir 800 mil jovens aprendizes no mercado de trabalho até 2010, quando, atualmente, só 159.199 estão contratados.
A solenidade de lançamento contará com a presença do governador Eduardo Campos, do representante do Ministério do Trabalho e Emprego e do gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, Ricardo Piquet, além de representantes de instituições privadas, entidades formadoras, sindicatos e da sociedade civil.
Na ocasião, Eduardo vai assinar um decreto que incentiva os órgãos públicos do estado de Pernambuco a terem aprendizes em seus quadros. Esta é a primeira vez que um Governador de Estado no país assume publicamente o compromisso de inserir aprendizes em repartições públicas.
Segundo dados divulgados pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais/2008) e pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED/2009), o estado de Pernambuco tem somente 2.089 aprendizes contratados, frente a um potencial de 34.787. Há muito o que fazer pelos jovens pernambucanos, porque o Estado tem hoje o terceiro pior resultado no cumprimento da Lei da Aprendizagem, perdendo apenas para os Estados do Tocantins e Maranhão.
As inscrições para o Fórum Estadual da Aprendizagem podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível na página do CIEE de Pernambuco (www.ciee-pe.org.br).
Este será o sexto fórum lançado pelo MTE no país – os outros foram realizados em Fortaleza, no Rio, em São Paulo, em Porto Alegre e em Belo Horizonte - e tem como principais objetivos: mobilizar o empresariado local para o cumprimento da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00); destacar boas práticas; estabelecer metas por municípios ou setores econômicos e fazer uma avaliação de resultados obtidos até agora. O próximo fórum será realizado no Amazonas, no dia 19 de outubro. Em novembro, os resultados das ações discutidas nesses eventos serão apresentados na II Conferência Nacional da Aprendizagem Profissional.
0 Comentários
Estamos aguardando seu comentário