A VIDA É UMA GRANDE ILUSÃO


FANTASIAR É PRECISO


A fantasia é uma espécie de tempero, com ela a vida fica mais saborosa e até picante. Prescindir dela é abdicar de viver à flor da pele. Alguém poderá argumentar que viver é melhor do que sonhar. Sim, claro. Mas no meu jeito de ser e entender as coisas, as fantasias fazem parte da vida como o ar, o fogo e a hipocrisia. 
Mas há contradições. As fantasias têm de ser irreais porque no momento que consegue o que quer, não pode querer mais.
Para poder continuar a existir o desejo tem de ter os objetos eternamente ausentes. Nós não queremos “algo”, queremos a fantasia desse “algo”. O desejo apóia fantasias desvairadas.
Foi essa a idéia de Pascal. Ao dizer que somos realmente felizes quando sonhamos acordados com a felicidade futura. Daí o ditado: “O melhor da festa é esperar por ela”, ou “cuidado com seus desejos”. Não pelo fato de conseguir o que quer, mas pelo fato de não querer mais depois de conseguir.
Entre a lição de Lacan “viver de desejos não traz a felicidade”, o verdadeiro significado de ser humano é a luta para viver por idéias e ideais. E não medir a vida pelo que obtiveram em termos de desejos, mas pelos momentos de integridade, amor e racionalidade.
Porque no final a única forma de medir o significado de nossas vidas é valorizando a vida dos outros.

Postar um comentário

0 Comentários