O partido vai reunir seus filiados para discutir a tática eleitoral a ser adotada no pleito deste ano.
O debate, previsto no Regulamento do Processo de Definição de Candidaturas do PT 2010, ocorrerá no Liceu das Artes e reunirá 300 delegados, eleitos no PED 2009.
Esse regulamento determina que quando um terço, no mínimo, dos membros do Diretório ou da Comissão Executiva Estadual apresentar proposta de apoio a candidato a governador de outro partido, deverá ser realizado, antes da abertura de inscrições de pré-candidatos, um encontro para definir a política de alianças.
O documento diz ainda que em caso de mais de uma pré-candidatura ao cargo de senador, a deliberação do número de candidaturas é feita no evento.
O secretário de organização da Executiva Estadual e assessor do mandato do deputado Fernando Mineiro, Rildo Ferreira Santos, explica que no Rio Grande do Norte o Encontro Estadual será realizado pelos dois motivos.
"Há uma proposta de apoio a candidatura de Iberê Ferreira de Souza (PSB) ao Governo do Estado, assinada por 43 dos 47 membros da Executiva, e quatro filiados - Fernando Lucena, Hugo Manso, José Rodrigues e Júnior Souto - querem disputar uma vaga ao Senado", diz ele.
Rildo lembra ainda que apesar de haver uma discussão sobre apoio à candidatura a governador de Carlos Eduardo (PDT), não existe nenhuma proposta com a indicação do ex-prefeito a ser referendada e o prazo para apresentação já acabou.
Com isso, o PT deve oficializar hoje apoio à pré-candidatura de Iberê.
Resta saber se o partido vai definir também neste sábado o nome do pré-candidato do PT a senador.
Se não se chegar a um consenso, haverá uma eleição interna para que o nome petista ao Senado seja escolhido.
0 Comentários
Estamos aguardando seu comentário