Este filme eu já vi: golpistas, disfarçados de democratas, usam a
democracia para destruir a democracia. Ovo da serpente? No caso
brasileiro, segundo o jornalista Paulo Moreira Leite, é mais adequado
falar em omelete. Segue na íntegra:
Apareceu o ovo da serpente nos protestos contra a escolha de Renan
para presidente do Senado. Estava lá, num pequeno cartaz de protesto.
“Fora Renan ou Abaixo o Senado.”
Acho que não é preciso dizer mais nada. É preciso refletir sobre o que está em curso no Brasil, hoje.
Os fatos concretos são: acusado mas não condenado por ter apresentado
notas frias para justificar o pagamento de pensão à mãe de uma filha
fora do casamento, Renan Calheiros foi eleito por larga margem para a
presidência do Senado. Isso é constrangedor?
Sim. (Eu mesmo me sinto constrangido por falar tanto neste assunto. Mas, o que fazer?)
Mas vamos combinar. Não é motivo para se propor uma medida anticonstitucional como fechar o Senado. Isso é golpe.
É contra a democracia. O verdadeiro escândalo está aqui.
Mas é curioso que esse cartaz tenha sido erguido em frente frente às
câmeras de fotógrafos e cinegrafistas do país inteiro, sem chamar a
atenção de ninguém. Não vi um comentário, uma crítica. Ou o pessoal não
reparou. Ou percebeu mas achou que não tinha importância…
A naturalidade exibida pela capital de nossos repórteres
investigativos diante de uma demonstração abertamente antidemocrática
chama a atenção.
Enxerga-se aquilo que se quer ver.
Há antecedentes. Todo mundo já leu que, em 1949, o Congresso cassou o
mandato do deputado Edmundo Barreto Pinto. Por quê? Porque a revista O
Cruzeiro publicou uma foto do parlamentar, do PTB, de fraque e de
cuecas. Considerou-se um grave atentado ao pudor e o deputado perdeu seu
mandato.
A história real é outra.
O fotógrafo Jean Manzon e o repórter Davi Nasser foram fazer uma
entrevista com o deputado. Mas eles chegaram antes da hora, quando
Edmundo ainda se vestia. Autorizado, Jean Manzon fez as fotos. Ficou
combinado que a revista só publicaria a imagem da cintura para a cima.
Não foi o que se fez.
A partir de um ato desleal, criou-se uma imagem que servia para alimentar o “abaixo o senado” da época.
O episódio ajuda a lembrar que um meio de comunicação também pode
mentir para atacar a democracia. Ninguém percebeu que a foto da cueca
era um acidente, uma trapaça.
O verdadeiro escândalo foi a mentira dos repórteres.
Não custa reparar no contexto da época. Edmundo era parlamentar getulista, ditador que fora afastado por um golpe militar.
Mas em 1949 seu sucessor, Eurico Dutra, era um presidente impopular,
que cumpria um ideário político liberalizante, de alinhamento com os
Estados Unidos, abertura às importações e arrocho salarial. (Seu governo
congelou o mínimo por 4 anos.)
Vargas preparava seu retorno, que seria um triunfo eleitoral. Um ano
antes do pleito, a foto foi uma tentativa de desmoralizá-lo pelo
esculacho de um aliado político.
A anti-democracia estava em alta, no período. Em 1947, o Partido
Comunista Brasileiro, que tinha um senador e 14 deputados, foi colocado
na ilegalidade.
Ovo da serpente? No caso brasileiro é mais adequado falar em omelete, vamos combinar…
Ailton Medeiros
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