Material escolar só pode ser vendido com selo de segurança

Material escolar só poderá ser vendido com selo de segurança
Material escolar só poderá ser vendido com selo de segurança

Começo de ano e é hora de pensar nas despesas extras que chegam com ele. IPTU, IPVA, licenciamento do carro e, é claro, para quem tem filhos, a listinha de material escolar. 
 
E na hora de fazer as compras do material escolar a grande questão é valor x qualidade dos itens. 
 
Os itens que são creditados como seguros possuem o selo do Inmetro que atesta que o material passou por testes e atende a todos os requisitos de segurança necessários para a utilização das crianças.
 
Mesmo com a discussão em torno da certificação ter começado em 2010, somente agora em Março de 2015 ela entrará em vigor. Isso acontece, pois o processo de certificação é vagaroso, tendo em vista que a indústria, importadores e varejo precisam se adequarem às novas novas. 
 
De acordo com a portaria 262 do Inmetro, de 18/05/2012, o varejo está obrigado a vender material com selo de certificação a partir de 28 de fevereiro de 2015.
 
Lista de alguns dos materiais que precisam ser certificados:
 
1- Apontador
2 - Borrachas
3 - Canetas
4 - Canetinhas coloridas
5 - Giz de cera
6 - Cola
7 - Lancheira
8 - Régua

Mesmo com essa nova regra, os pais também não podem esquecer que não, de acordo com a Fundação Procon-SP, as escolas estão proibidas de incluir na lista materiais de uso coletivo, como guardanapo, papel higiênico ou copo plástico.
 
Caso a escola tente insistir na cobrança de tais itens, os pais podem e tem o direito de reclamar ao Procon. 
 
Medida entra em vigor a partir de março.
 
 

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