IR: conheça dicas para preencher corretamente a declaração

IMPOSTO-INT-P
O início do ano é a melhor época para iniciar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. De acordo com a Receita Federal a entrega deve ser feita entre o dia 2 de março e 30 de abril. Este ano, a receita espera receber 27,5 milhões de declarações relativas ao ano-calendário 2014.

Um dos dados importantes é que a declaração de dependentes ou despesas de saúde e educação pode ajudar a aumentar o valor da restituição. Lembrando que as informações precisam ser exatas. A renda dos dependentes, por exemplo, deve constar na declaração de IRPF.

Em relação a declaração de gastos como dependentes é importante ficar atento para que não ocorra a duplicidade.

Na hora de informar despesas dedutíveis, o valor tem de estar de acordo com o discriminado no recibo ou nota fiscal. Não adianta tentar declarar despesas médicas de valor maior do que o real. 

Ainda no caso das despesas, o contribuinte deve lembrar-se de pedir o número do CPF, para profissionais liberais, ou o do CNPJ, no caso de clínicas e outras empresas. Os recibos e notas fiscais devem ser preservados por um prazo de cinco anos. As despesas dedutíveis costumam ser os tratamentos de saúde e serviços de educação mais tradicionais.

A entrega da declaração de 2015 poderá ser feita por meio do programa de transmissão Receitanet, disponibilizado no site da Receita Federal. Também é possível a entrega  online, para quem tem certificado digital (assinatura para proteger transações eletrônicas), ou por meio do serviço Fazer Declaração, para tablet e smartphone.

Este ano é o primeiro em que está disponível a opção de entrega online, sem necessidade de baixar o programa da Receita. As entregas nessas duas modalidades têm algumas restrições. Por exemplo, declarantes que tenham recebido rendimentos do exterior ou tenham tido ganhos de capital não podem utilizá-las.
 
Marília Rocha,
 

Postar um comentário

0 Comentários