Os destinos
turísticos brasileiros se tornaram mais competitivos com a Copa do
Mundo, especialmente pelos ganhos com infraestrutura e qualificação
profissional, que transformaram a forma de receber e atender o viajante.
Uma análise nos resultados do Índice de Competitividade do Turismo
Nacional 2015, divulgado esta semana pelo Ministério do Turismo, mostra
que a construção de ciclovias, a melhoria na sinalização turística e na
mobilidade urbana, graças a mobilização de entes públicos e privados em
torno do evento, contribuíram com o aumento das notas dos municípios na
pesquisa.
A construção de 22 km de ciclovias na orla de Natal, obra motivada
pela realização dos jogos da Copa na capital potiguar, elevou a nota da
cidade no indicador Infraestrutura Geral, um dos 13 avaliados na
pesquisa do MTur. Natal avançou também em Políticas Públicas, na
comparação com 2014, em função da articulação que resultou em
investimentos diretos dos governos federal e estadual em projetos de
infraestrutura urbana e turística.
Outros exemplos – O trabalho iniciado com a
preparação do Rio de Janeiro como cidade-sede da Copa do Mundo ganha
repercussão também na Olimpíada de 2016. Com financiamento do
Ministério do Turismo a cidade dá continuidade ao projeto de sinalização
turística para pedestre (wayfinding) nos principais bairros da cidade,
obra que ajudou a elevar a nota do Rio de Janeiro na dimensão Serviços e
Equipamentos Turisticos no Índice de Competitividade. Outro ganho se
dará com a revitalização da região portuária da cidade (operação Porto
Maravilha), com novos equipamentos culturais, maior integração entre
meios de transporte e pedestre.
Em Cuiabá não foi diferente. A renovação da sinalização turística
contribuiu para que a cidade ficasse acima da média nacional na mesma
dimensão da capital fluminense. Na entrevista de campo, realizada pela
Fundação Getulio Vargas, os técnicos apuraram que o Mundial contribuiu
também para aumentar a visibilidade do destino, favorecido pela
proximidade com importantes atrativos do Mato Grosso como o Pantanal e a
Chapada dos Guimarães.
A sinalização turística viária, dentro dos padrões recomendados pelo
Ministério do Turismo, com informações em inglês, e a implantação de
Centros de Atendimento ao Turista em locais de grande movimentação
também influenciaram no aumento da competitividade do destino Manaus. A
cidade ganhou mais pontos em relação ao ano passado na dimensão Serviços
e Equipamentos Turísticos e também em Marketing e Promoção do Destino,
neste caso por realizar campanhas e palestras em eventos nacionais e
internacionais.
Salvador alcançou nesta 7ª edição do Índice de Competitividade sua
maior nota (67,7) da série histórica nesta sétima edição em Políticas
Públicas. Contribui para esse resultado o processo de articulação entre
as secretarias especiais da Copa com as secretarias de Cultura e Turismo
e de Ação Social que promoveram treinamento e capacitação profissional
para o turismo e para a promoção do destino.
O índice foi desenvolvido em parceria entre o Ministério do Turismo,
Sebrae e Fundação Getúlio Vargas para monitorar a evolução de 65
destinos de potencial turístico.
revistarn.com.