A senadora Fátima Bezerra pede manutenção do Centro de Referência em Direitos Humanos do RN



Em audiência com a ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, a senadora Fátima Bezerra e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva, renovaram o apelo para que o convênio com o Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN e da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) seja mantido pela nova pasta.

A senadora Fátima vem acompanhando deste o início essas ações e, recentemente, esteve com a coordenação do centro, quando foi entregue um documento intitulado “Carta de Natal”, solicitando a continuidade dos Centros de Referência em Direitos Humanos e das ações da Política Nacional de Direitos Humanos. “O Centro de Referência do Rio Grande do Norte é uma referência na matéria de promoção dos direitos humanos no meu estado e em todo país. Uma política como essa, não pode ter nenhuma interdição, tem que ser preservada e ter continuidade”, afirmou a senadora.

Os Centros de Referência em Direitos Humanos foram criados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2011, nas capitais e em cidades de médio porte de todos os estados brasileiros. Hoje, são 40 Centros no Brasil que atuam no encaminhamento, orientação e assistência às vítimas de violações, além de outras atividades fundamentais para a garantia dos direitos humanos, como a difusão de conhecimento e saberes relacionados aos direitos e cidadania.

Na mesma reunião, Fátima e Ângela solicitaram o apoio da pasta ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.